Sidinho Leal

O convidade de hoje é o produtor e tecladista SIDINHO LEAL.

SOMUSICA:
Como já é clichê do SOMUSICA... conta um pouquinho pra gente do começo da sua carreira, e dos seus primeiros contatos com o mundo da música.

SIDINHO LEAL:
Então, eu comecei minha carreira aos 16 anos tocando em grupo de jovens em uma igreja de minha pequena cidade, Sabará, nessa época, ainda tocava somente violão e guitarra. Aos quase  18 anos comecei a tocar violão em um grupo de samba bem tradicional em Minas, "Kisamba show".
3 anos depois, já aos 21, entrei em um grupo de pagode recem lançado, "Só Balanço", neste trabalho eu ja me iniciava as teclas, daí, desde entao, abandonei as cordas para me dedicar as teclas, entao comecei a me interessar bastante em tecnologia da música, coisas do tipo, gravação, softwares, programações etc. Entao me vi na necessidade de pegar um trabalho que exigisse mais do instrumento, entao migrei para uma banda de baile em 2003 , na "Expresso e Companhia", procurando novos horizontes, novos projetos, parti desta banda para a minha atual "Banda Brilhantina", onde sou diretor musical e sou responsável por gravações, produções autorais, e tudo relacionado a tecnologia musicais. Comecei aos 16 e com 3.2 tenho ainda muita estrada pela frente. (Risos) Fica a meu cargo.
SM:
Rapaz com a excelente qualidade dos seus trabalhos, põe estrada nisso...
E quanto as suas influências... Fale um pouco pra gente sobre seus ídolos.

SL:
Tipo, gosto de muita coisa, mas de uns 5 anos pra ca, tenho escutado muito jazz e música cubana. De artistas brasileiros que tenho mais admiração cito, Nosso Trio, João Bosco, Pedro Camargo Mariano, Ivan Lins, Hermeto, Pixinguinha, Djavan etc. São tantos... Em relação ao jazz, gosto pacas de Chick Corea, Dave Weckl, Horacio Ernandes, Frank Gambale, Erick Jhonson, e hoje o maior compositor, pianista, e virtuosismo MICHEL CAMILO, eu adoro o trabalho dele, nao desmerecendo os ourtos mas é no que mais me identifico e me inspiro, o Camilo é demais. Mas também ,desde muito tempo , adoro o Michael Jackon, o maior e melhor produtor, cantor, dançarino que nos ja vimos. São todos inpiração pros meus trabalhos.

SM:
Galera da pesada que você citou rapaz, e partilhamos a mesma opinião sobre o Michael.
Qual a sua opinião a respeito da prática do endorse para o músico profissional?
(Para os que não sabem, endorse é algo como patrocínio).

SL:
Cara, isso acho bem interessante, se a Yamaha e a Roland quiserem me endossar eu adoraria,  (risos), gasto muito com equipamentos e mais 1 pra galeria seria ótimo, isso é legal pois a gente divulga os equipamentos e nós temos acesso a tecnologia de ponta e lançamentos, pena que ainda nao fui endorse  de nenhuma marca. (Risos). 

SM:
Qualquer tipo de ajuda aos músicos é bem vinda, eu também estou na fila da Yamaha e da Korg. (Risos) 
À proposito, qual set-up você está usando?

SL:
Yamaha Motif xS7, Roland Juno-G os dois expandidos com samples, 
Stay Ibox em duplo X preta, Suporte Stay Aluminio,
No-breack APC UPS 600, Mic Shure Auricular PG30, Mesa Yamaha MD4 pra mixar os teclados e fone AKG P414. uso isso na banda brilhantina, mas tenho outras paradas que uso em frees, mas este set e o que mais gosto, parei de usar Vsti pois tava ficando pesado demais, (risos) muita coisa pra carregar, so uso agora em produçoes caseiras.

SM:
Tô pra ver teclado melhor que o XS. (Risos)
Com o caos que se tornou o mercado fonográfico, em relação a vendagem de CDs, qual alternativa você usa hoje para comercializar suas músicas?

SL:
Cara, nós da banda Brilhantina ainda não estamos com CD próprio, mas estamos preparando um CD autoral, pra meados de 2011, como somos "banda de baile" (Para os que não sabem, bandas de bailes geralmente são bandas bem estruturadas, com aquipamentos de som e luz de primeira, que seguem por aí a fora fazendo shows que duram de 4 a 5 horas, tocando todos os rítmos) , estamos definindo uma identidade, tocamos legal, sertanejo, axé, e músicas tipo "calcinha preta", além de música eletrônica mesclado ao som acústico, eu adaptei isso no show. Sabemos que depois que inventaram o MP3 e a internet isso se tornou inevitável, hoje música cai na rede até sem masterizar, (risos) dureza,  mas no caso da nossa banda, todos CDs e DVDs que já fizemos até hoje, colocamos os direitos de autor e compositor nos encartes, além de deixar bem destacado, "CD PROMOCIONAL", saca? Pois nao vendemos nada, só pra divulgar mesmo o trampo, sei que um dia, se Deus quiser, posso estar do outro lado, dependendo da venda né, então nao custa nada ajudar a eliminar a pirataria. 

SM:
Excelente visão meu amigo, são poucos os que pensam desta maneira.
E como ja é clichê por aqui também... Fala pra gente sobre os planos pro futuro, além do CD da Brilhantina em 2011.

SL:
Entao, estamos preparando um cd autoral, saca? Vamos lançar em meados do ano que vem, ainda estamos na captura de músicas, mas a lista ja está grande, (risos) pros meus planos futuros , eu quero fazer um curso de áudio, pra investir mais na onda de produções e gravações, área onde estou atuando também hoje.
Mas quero deixar as coisas fluirem naturalmente, nao vou forçar a barra pra nada, vamos tocando o barco, pois esta estrada é longa.....
  
SM:
O SOMUSICA  deseja a você tudo de bom por essa longa estrada Sidinho, obrigado pela simpatia e paciência com a gente rapaz.
Muita satisfação e honra de ter entrevistado você, muito obrigado pela participação, e muito mais sucesso ainda na sua brilhante carreira.
O SOMUSICA fica a sua disposição para tudo que precisar, afinal este é o intuito do blog, ajudar sempre o músico brasileiro, muito obrigado mais uma vez amigo! 
Contatos:
Tel.:
(31) 96690082
Twitter:
E-mail:
sidinholeal@hotmail.com
Comunidade no orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=92208096

Entrevista: Leandro Borges.
Fotos: Arquivos de Sidinho Leal.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS