Uilliam Pimenta

O convidado de hoje é o tecladista UILIAM PIMENTA.

SOMUSICA:
conta pra gente como foi o começo de sua carreira, o que o motivou a aprender um instrumento, e como foi seu primeiro contato com o teclado.

UILIAM PIMENTA:
Então, quando eu ainda era criança, vivia infernizando nos ensaios do meu pai. Ele era guitarrista, mas  o que me chamava atenção mesmo era a bateria.
 Mas, um dia sai na frente da minha casa e vi uma vizinha com um tecladinho de brinquedo, e logo fui incomodar o meu pai pra ter um daqueles. Depois de um tempo, finalmente ganhei um daqueles de dia das crianças, e bem nesse ano meu pai estava deixando a música pra fazer um curso em São Paulo. Nesse periodo, eu tinha 6 anos, e acabei tirando o "hino da vitória" no tecladinho de brinquedo, e outras musiquinhas de ouvido. Quando o pai volto, ficou impressionado com aquilo, e me deu o meu primeiro "Casio Tone Bank". (risos) E apartir dai, tudo começou!

SM:
Tecladistas iniciantes e Tone Banks combinam mesmo, experiência própria.
Essa camisa jé era a do Inter? 

UP:
Sim velho, colorado desde pequeno! (risos)
 
SM:
Você tem uma veia de jazz muito latente, isso já vem dessa época? O que mais você ouvia e ouve até Hoje?

UP:
No inicio não tinha muito acesso, sem internet e morando em Jaguarão, nem sabia o que era Jazz. Aos poucos fui descobrindo Djavan, Tom Jobim, Elis Regina, Ivan Lins, João Bosco e etc.. e fui me tornando fã da nossa música brasileira. E  o encanto pelo jazz logo veio quando descobri que existia Chick Corea, Davi Grusin, Miles Davis e etc...  Sempre fui um fã da música pop de bom gosto, e sou fã de uma banda chamada "Toto", que no meu ponto de vista, consegue fazer uma mistura de pop, rock, funk e jazz.  Enfim, hoje em dia eu ouço um mistão de tudo isso, e mais um pouco. Procuro ouvir de tudo e absorver o que tem de bom em cada estilo, sem nenhum tipo de preconceito.
 
SM:
Toto é realmente excelente!
Sua "mochila" é pesada heim... Diz pra gente alguns artistas com quem você já trabalhou.

UP:
Bom, ja tive a oportunidade de trabalhar em várias bandas e artistas, de todos os estilos possíveis, entre eles : Marco Brito (Ivan Lins), Luiz Meira, Luiz Melodia, Marina Elali, Nicole Obele (cantora camaronesa) entre outros!

SM:
Sem comentários...
E hoje, o que você anda fazendo? com quem você ta tocando?

UP:
Hoje toco fixo com 3 projetos:

Um deles é meu quarteto de música instrumental "Coringas.com", que tem um DVD gravado ao vivo em studio em 2008, e está em processo de gravação de um novo disco.  Assim que esse  novo disco estiver pronto, vamos lançar o DVD de 2008 e esse novo disco juntos. (MySpace)


Também toco em um projeto pop chamado "Merlot", no qual gravamos recentemente uma demo intitulada "Música Para Degustação", com 6 faixas, sendo 1 delas própria. Esse projeto tem uma característica interessante, que os 4 integrantes cantam e fazem backing.


Além desses, também toco na "Zawajus",  considerada a maior banda de baile de SC, que costuma fazer shows pelo Brasil em diversas convenções de empresas, e aberturas de shows nacionais.



Fora esses que são fixos, faço alguns outros projetos paralelos, com Luiz Meira, Luana Laus (tributo a Elis Regina), Thiago Pity entre outros free lances, além de gravações.

SM:
Trabalhos muito bons, ouço todos e curto todos, destaque para o "Merlot", onde você canta, realmente muito bom.
Agora vamos a parte que eu mais gosto... O seu set-up, fale pra gente um pouco sobre ele.

UP:
Atualmente ando com um set bem reduzido, ao vivo tenho usado só o Yamaha Motif XS 6, Yamaha KX-5,
controlador MIDI antigão, muito usado pelo Chick Corea e raramente um notebook com uma placa m-audio Fast Track Pro, dependendo do show. Suporte, eu sou amante do velho e bom X, mas quando toco em pé acabo usando uma Stay Aluminium. (risos). Também tenho um ampli. Peavey KB4, mas é uma coisa bem rara de eu usar.

SM:
Além do lançamento do DVD e do CD do Coringas.com, o que mais podemos aguardar para o futuro? Quem sabe uns shows aqui no Rio de Janeiro?
UP:
Então, além do lançamento do DVD  antigo e o cd novo do Coringas.com, pretendemos no fim do ano gravar um DVD com músicas próprias do Merlot.  Por enquanto não tem nada encaminhado, mas seria um prazer voltar a fazer um show no Rio, quem sabe não surge alguma coisa! (risos)

SM:
Fica aqui uma "cutucadinha" nos empresários do ramo... (risos)
Pimenta, prazer imenso ter você aqui! Muitíssimo obrigado pela sua paciência e simpatia rapaz! Fico muito feliz de estar entrevistando um músico do seu gabarito! Muito mais sucesso ainda nessa sua brilhante carreira!

UP:
Imagina, pra mim é que é um prazer enorme, e uma honra estar participando desse blog que dá essa força para os músicos brasileiros. Meus parabéns por essa iniciativa, e muito obrigado mesmo.

Entrevista: Leandro Borges
Fotos: Arquivos de Uiliam Pimenta

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário